A Lenda de São Valentim

Todos falamos do Dia de São Valentim como sinónimo de “Dia dos Namorados”, mas sabias que há muito mais história por trás?
Este dia tornou-se uma tradição que remonta a séculos, repleta de amor, mistério e, obviamente, rosas!

Vem comigo conhecer a história e o santo que deram origem a este dia!

A História de São Valentim

Muitas são as lendas da origem do Dia dos Namorados, cada uma mais antiga que a outra, no entanto, vou falar apenas da mais famosa, aquela que nos fala diretamente de São Valentim.

Os antigos contam que, durante o reinado do Imperador Cláudio II, no século III, o imperador proibiu casamentos, afim de que os homens se concentrassem na guerra. No entanto, São Valentim desafiou aquelas ordens, acreditando que o amor era essencial para a vida. Assim, ele continuou a realizar casamentos em segredo, mas, eventualmente, foi descoberto, capturado, julgado e condenado à morte.

Durante todo o tempo que esteve na prisão e até ao dia da sua execução, recebeu, pelas grades da cela, flores e bilhetes por anónimos que acreditavam no amor, como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.

Valentim, o milagreiro

São Valentim com a sua amada Artérias (gerado por I.A.)

Artérias, a filha do carcereiro de Valentim, que era cega, movida pela curiosidade, terá pedido para o visitar no cárcere e, ao se aproximar, recuperou a visão. Ambos se apaixonaram um pelo outro “ao primeiro olhar”. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão “do seu Valentim”

Segundo a lenda, a ordem para execução dada pelo Imperador Cláudio fui cumprida e Valentim foi decapitado a 14 de fevereiro de 269 ou 270 (séc.III).

Curiosidades

No séc. V, o Papa Gelásio I, através da lenda do mártir casamenteiro, canoniza-o. No decreto papal, está escrito “São Valentim é venerado pelos homens, mas as suas ações, só Deus conhece”.

Perante a dúvida das histórias de santidade de Valentim, em 1969 a Igreja Católica deixa de celebrar oficialmente esta data, no entanto, o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados a 14 de fevereiro, é celebrado mundialmente e passou a fazer parte das tradições.

Atualmente, sabe-se que já na Idade Média se considerou este dia como o Dia dos Namorados, porque se dizia que era o primeiro dia de acasalamento das aves no hemisfério norte, indicando o início da Primavera.

Desde o séc. XVII que os franceses e ingleses comemoram este dia, e no séc. seguinte os festejos desta data chegam aos Estados Unidos.

Os cartões com mensagens de Valentim ou com desenhos de Cupidos, tornaram-se tradição a partir de 1840.

Este costume tronou-se global no séc. XX, tornando-se viral através das novas tecnologias digitais.

Dia dos Namorados pelo mundo

  • Brasil – dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António;
  • Japão -14 de fevereiro, neste dia as mulheres declaram o seu amor aos companheiros e oferecerem chocolates;
  • Estados Unidos – nos dias que antecedem o dia de São Valentim, as lojas fornecem-se de cartões, flores e chocolates para os namorados se mimarem no dia 14 de fevereiro;
  • Itália – as pequenas comunidades fazem um grande banquete no dia de São Valentim;
  • Reino Unido – em Inglaterra, era costume as crianças andarem a cantar de porta em porta vestidas de adultos. Na ilha britânica, os apaixonados trocavam presentes como colheres de pau com corações gravados, chaves e fechaduras simbolizando que um tinha a chave para o coração do outro;
  • Dinamarca – a tradição diz que devem ser enviadas flores prensadas umas ás outras.

Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais:
Wook.pt ou na Loja Oficial


Fontes:
malaseideias.com
carlomonteiro.pt

Deixe um comentário