Embora a história de Alexandre não tenha nada de musical (bem longe disso), houve muitas músicas e bandas que me ajudaram a criar o ambiente e até mesmo a imagem e o estilo de Alexandre que existe na minha cabeça. Talvez não se perceba tanto assim pelo que está escrito no livro, mas o Alexandre tem um estilo que flui entre o rock e o gótico. O género musical favorito dele é o Rock e a sua banda favorita é a “Legend Hunters” (que existe apenas na história d”O Guardião das Lendas” e é composta pelos personagens Bianca, Will, Jess e John).

Bandas como The Rasmus, Linkin Park, The Pretty Reckless, Black Veil Brides, Evanescence, Aerosmith, Metallica, Bon Jovi, 30 Seconds to Mars, Green Day, Three Days Grace, Simple Plan… Todas fazem parte do repertório que Alexandre conhece quase como a palma da mão e são por essas bandas que ele tanto toca guitarra de ar no seu quarto (quem leu o livro “O Guardião das Lendas” vai perceber a referência).

Os “Legend Hunters” são uma mistura de tudo isso. Todos com uns penteados alternativos, roupas de cabedal e cores escuras como estrelas de Rock, pulseiras grandes e metálicas, correntes penduradas ao pescoço ou nas calças, umas botas enormes e calças de ganga e t-shirts rasgadas e desgastadas. Tudo isso traz aquele charme característico.
O nome da banda
Pensado para condizer com a temática da história, “Legend Hunters” são os caçadores de lendas, pois as letras das músicas principais (e mais conhecidas pelos personagens do livro) referem, de alguma forma, lendas ou parte delas. São um pouco como o Alexandre, bem informados sobre histórias de terror, mas expressam-se através da música.
As vozes e os instrumentos

Bianca – Vocalista. Tem uma voz forte, capaz de uma boa flutuação entre agudos e graves bem distantes, com uma rapidez e rispidez que só quem canta rock consegue usar a seu belo prazer. Consegue manter as notas por longos segundos e, mesmo sendo amadora, põe muito profissional num canto. Vem de uma família de músicos e, por isso, está rodeada de música desde que nasceu. Canonicamente, escreveu “Embrace” e “Wildfire“, além de algumas outras músicas da banda.
Will (William) – Baterista. É protetor da sua irmã, Bianca, mas também tem muita confiança nela. É o autor principal das músicas da banda, mas dá abertura para que qualquer um deles escreva e, assim, partilhem tudo entre eles. Também é a segunda voz da banda.
Jess (Jessie) – Baixista. Não tem tanta atenção quanto o guitarrista, é verdade, mas sabe o que faz e, além disso, também toca outros instrumentos – guitarra, arpa e dá uns toques na bateria. Além de dar suporte de voz a Will e a Bianca. É primo de Bianca e de Will e é irmão de John.
John (Johnathan) – Guitarrista. Tem uma grande maestria com a guitarra. Pelas palavras dele, quem o vê tocar guitarra “vê-o nos seus momentos mais íntimos”, pois é aí que ele se sente realizado e verdadeiramente feliz. Os colegas costumam brincar com ele quando o comparam a Carlos Santana, mas só por aí se percebe que admiram o seu trabalho e que está no caminho certo.
Letras de músicas
Para já, não posso dar-vos muitos títulos de músicas dos “Legend Hunters“, pois ainda só tive oportunidade de revelar dois títulos; com tempo e paciência irei revelar mais alguns nos próximos livros… “Embrace” e “Wildfire” são os títulos das duas músicas de que há menção no primeiro livro.
Primeiro quero deixar claro que as músicas deles, tal como o nome da banda, são sempre em inglês. Isto porque nos anos em que a história se passa era muito comum que as bandas que se iniciavam na escola fizessem tudo em inglês, com a vontade de chegar mais longe e atingir o máximo de público possível. Não quero com isto dizer que sou apologista de que devemos fazer tudo em inglês – vejam só, escrevi “O Guardião das Lendas” em português e podia tê-lo feito em inglês… Continuando.
“Embrace” é sobre um amor não correspondido, uma das poucas baladas que a banda tem em repertório, criada após o coração de Bianca, a vocalista, ter sido partido. – Na realidade, essa letra de música foi escrita por mim, Gerson Rosário, com o título “Vamos dos dois ao um“, em 2008, quando estava apaixonado por alguém que não sentia o mesmo por mim, mas a minha mente de adolescente me fazia crer que as coisas mudariam com a força de um abraço. Ao traduzir e adaptar para inglês, tomei a liberdade de alterar um pouco o significado para que se adaptasse melhor ao contexto do livro.
And I don’t want it no more
To suffer in vain
Why won’t you leave me alone?
Release me from the pain
‘cause loving the Impossible
It’s inevitable
Oh, And loving the one I love
It’s unbelievable
Já “Wildfire” é um rock bem acelerado, também escrito por Bianca, mas ao contrário da anterior, que talvez até possa ser vista como limitadora pela situação vivida, esta transmite liberdade e empoderamento total. Alexandre revê-se em ambas e são as suas favoritas. Não posso deixar um pouco desta letra ainda, afinal ainda não cheguei a uma versão final o suficiente para partilhar; futuramente.
Amor e lendas
As músicas desta banda falam, geralmente, de amores impossíveis e improváveis, mas também falam de raiva/ódio, força interior e abordam assuntos como abandono enquanto citam também algumas lendas, seja pelo nome ou pelo conto direto e indireto de partes das lendas. Há um entrelaçar curioso, como se quem escreve as letras – normalmente Will e Bianca – conhecesse as lendas e os mitos em primeira pessoa e de forma natural.
Querem alguns exemplos reais e próximos desta minha fantasia?
A seguir deixo-vos algumas músicas que servem de pano de fundo, uma espécie de banda sonora que ilustra o ambiente desta história/série de terror da qual os “Legend Hunters” fazem parte:
The Rasmus – Guilty / Justify
The Pretty Reckless – You make me wanna die / Burn
Aerosmith – Dude Looks Like a Lady
Bon Jovi – Have a Nice Day / Livin’ On A Prayer
Black Veil Brides – Bleeders / In The End
Guns N’ Roses – Don’t Cry / Sweet Child O’ Mine
Breaking Benjamin – The Diary of Jane
Alter Bridge – Broken Wings
Que outra banda achas que faz falta nesta lista? E músicas? De que géneros musicais gostas? Quero saber tudo! 🙂

Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais:
Wook.pt ou na Loja Oficial