
Para quem conhece “Supernatural” [citei essa série anteriormente aqui] já deve conhecer a lenda urbana desta semana – e que também está incluída no livro “O Guardião das Lendas”.
O Demónio de Olhos Amarelos tem vários nomes, tal como a maioria dos Demónios e dos personagens das lendas, mas o mais utilizado por estudiosos do oculto é Azazel.
As histórias contadas sobre ele revelam o seu modus operandi em que, geralmente, em busca de almas, possui o corpo da vítima para agarrar a alma e, logo de seguida, a queima desde dentro com fogo do Inferno.
Vou deixar-vos a seguir um texto (adaptado) que encontrei pela internet.
Corria o ano de 1663. Uma mulher que dormia tranquilamente na sua cama de palha é consumida por fogo e totalmente transformada em cinzas. Não sobrou nada!
“Ela morreu queimada? Combustão espontânea?”
À primeira vista, sim, mas a única coisa que queimou dentro do quarto repleto de palha seca e madeira foi a mulher. A cama ficou intacta, assim como todos os móveis do quarto.
Talvez essa tenha sido a primeira vez que alguém relata esse tipo de acontecimento num livro e quem fez isso foi um anatomista chamado Thomas.
עֲזָאזֵל `aza’zel (Azazel)
A lenda diz que o demónio das chamas é conhecido por Azazel. Nas escrituras bíblicas esse nome também é mencionado, só que para a tradução no geral o texto faz referência ao termo “bode”, ou “bode expiatório”. Seja como for, o interessante nisso é que, nesse caso, trata-se de um ritual e para se realizar esse ritual haviam dois bodes: um para o sacrifício em nome do bem e outro em nome do mal. E a coincidência? É que nesses sacrifícios utilizavam fogo! Bode queimado, isso mesmo!
Mas o que quer o demónio das chamas? Destruição!
Dizem que tem o costume de atacar as suas vítimas durante o sono, principalmente pessoas solitárias que adoram dormir no escuro.
Tudo acontece repentinamente, dizem que o tal demónio toma posse do corpo da sua vítima e no mesmo instante que ele entra no corpo também segura a alma da vítima, nesse momento, tanto o corpo como a alma começam a queimar de dentro para fora, sendo cobertos por uma enorme labareda de chamas que consome a pessoa em segundos, e deixa intacto o restante da casa.
Existem diversos casos reais onde pessoas são encontradas mortas de maneira similar e misteriosa, a ciência chama a isso de combustão humana espontânea, só que não sabem como explicar e nem a real causa.
Alguns exemplos:
Jeannie Saffin.
Em 1982, Jeannie estava sentada na sala com o seu pai. Jeannie tinha problemas de saúde e, mesmo tendo mais de 60 anos, a sua mentalidade era a de uma criança. Repentinamente, o pai de Jeannie viu-a a ser consumida por chamas, sem causa nem explicação.
Mary Reeser
Em 1951, Mary foi encontrada completamente incinerada. Poucas partes de seu corpo ficaram inteiras. Mary estava sentada numa cadeira na sua sala e, com exceção da cadeira, todos os móveis da sala não sofreram nenhum dano.
Há também o caso de Michael Faherty, um irlandês que morreu em 2010 onde o laudo do médico legista diz: “Combustão Humana Espontânea.” Será mesmo?

Quem é Azazel?
Na demonologia, Azazel é descrito como o líder de um grupo de anjos caídos que fazem sexo com mulheres mortais. Foi ele quem teria ensinado aos homens como fabricar armas de guerra e, por este principal motivo, está diretamente relacionado ao pecado da Ira, sendo um dos sete príncipes do inferno.
Responsável por personificar a tendência maléfica, Azazel é conhecido como o enganador que desencaminha a humanidade.
Qual a importância das Lendas e Mitos para um povo?
As lendas e os mitos, como o Demónio dos Olhos Amarelos, são fundamentais para a identidade cultural de um povo. Transmitem valores, medos e esperanças e conectam gerações através de histórias de suspense e mistério.
Relação do Demónio de Olhos Amarelos com o livro “O Guardião das Lendas”
No livro “O Guardião das Lendas”, o Demónio de Olhos Amarelos é explorado como o grande vilão da história, que se esconde nas sombras, mas está sempre presente. Decidi explorá-lo de uma maneira em que o leitor o perceba como uma figura completamente má, sem consciência humana e com um poder imenso. A sua aparência física é “alto, de corpo desproporcional, totalmente envolvido por pelos, cascos no lugar de pés, longos cornos e musculoso. (…) olhos, amarelos como os de um bode.”
O seu objetivo é o de encontrar e matar Alexandre, mas não o consegue fazer sozinho, fazendo-se valer de espíritos de pessoas perdidas e de outras lendas, como no caso da Mulher de Vermelho. Além disso, o Fogo-Fátuo protege Alexandre de todos os agentes do mal que o tentam atacar.
Descobre tudo sobre “O Guardião das Lendas”, de Gerson Rosário e compra o livro aqui!

Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais:
Wook.pt ou na Loja Oficial
Pingback: A Vingativa Rapariga do Baile | Gerson Rosário