No meio de tantos povos que passaram pelo Algarve, aquele que mais se destacou foi o povo árabe. Foi também esse povo que criou o nome da terra, que significa “o ocidente”.
Para além do nome da região, os árabes também nos deixaram um vasto património (desde os utensílios utilizados no dia a dia, à arquitetura e às lendas e histórias que caracterizam cada local da região algarvia).
Há mais lendas no Algarve do que é possível contar. Desde sereias, lobisomens, mouras encantadas… Uma das mais conhecidas é a Lenda das Amendoeiras em Flor. É essa lenda que nos apresenta o surgimento da Amendoeira pelo povo árabe e nos dá a conhecer a famosa Primavera Algarvia, que ocorre em meados de fevereiro. As amendoeiras em flor vestem os campos de branco, o que nos faz lembrar a neve.
Lenda das Amendoeiras em Flor
Amendoeiras em flor na serra algarvia
Há muitos séculos, na cidade de Chelb (Silves) vivia um rei árabe Ibn-Almundim, distinguido pelo povo como vitorioso – dizendo-se que nunca tinha sofrido uma derrota. De todas as batalhas ganhas, a que defrontou com os povos do Norte da Europa foi a mais marcante. Foi lá que conheceu Gilda, uma princesa loira, de olhos azuis, que tinha sido aprisionada. Encantado, o rei devolveu-lhe a liberdade, tendo nutrido um carinho forte que, com o passar do tempo, se transformou numa bela história de amor.
O casal viveu muito feliz, até ao momento em que Gilda começou a adoecer. Magos e sábios de todo o mundo visitaram o reino para encontrar uma cura para a princesa – sem sucesso. Sendo Gilda do Norte, habituada a um clima oposto à temperatura do Algarve, não parecia haver forma de travar a sua dor. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo rei, revelando-lhe o que a princesa sofria era nostalgia da neve do seu país. Por isso, o rei Ibn-Almundim mandou plantar por todo o reino amendoeiras, para cobrir as terras com pétalas brancas e simular o tom da neve.
Assim se fez e, na primavera seguinte, o reino já estava coberto de amendoeiras floridas. O rei levou Gilda ao jardim e esta, ao ver o tom branco que pintava a cidade, começou a sentir-se melhor. A princesa ficou curada da sua tristeza.
O tempo passou, mas ainda nos dias de hoje é possível se encantar pela Primavera no Algarve e conhecer as amendoeiras que tornam este destino tão marcante.
Nem todas as lendas têm de ser macabras ou sangrentas. Algumas podem ser românticas e marcar o amor eterno de gente de passados longínquos cuja lembrança perdura por essas mesmas histórias.
Algumas histórias de amor também se tornam lendas.
Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais: Wook.pt ou na Loja Oficial