Quando se viaja pelo nosso Portugal, é inevitável passar por locais onde existem lendas, sejam elas tenebrosas, aterrorizantes, românticas ou dramáticas.
E após uma breve passagem pela Nazaré, resolvi trazer-vos a Lenda de D. Fuas Roupinho. Conheçam a sua relação com a Nossa Senhora da Nazaré e a história que envolve um veado.

Quem foi D. Fuas?
Fernão Gonçalves Churrichão, que passou à História como D. Fuas Roupinho, foi um guerreiro nobre português do século XII, um devoto companheiro de D. Afonso I de Portugal, primeiro almirante da esquadra portuguesa, cujos feitos andam envolvidos em lenda, sendo hoje mais conhecido pelo seu papel de milagrado por Nossa Senhora da Nazaré conforme narra a Lenda da Nazaré.
A Lenda do Milagre da Nazaré
Dom Fuas costumava caçar bastantes vezes e, por isso, acabou por se afastar do seu castelo em Porto de Mós e foi até à costa pelas florestas e pelos caminhos quase todos ermos.
Um dia, ao fazer uma grande montaria com mais um ou dois cavaleiros lá para os lados da Nazaré, apareceu-lhe um veado. Há quem conte que esse veado era o próprio demónio, há quem conte que era um veado completamente normal.
O tempo estaria encoberto, como muitas vezes se sucede na Nazaré, e D. Fuas iniciou uma perseguição a esse veado por entre as árvores que também lhe dificultaram a visão. Após algum tempo, D. Fuas percebeu que o veado se atirou do penhasco e, em cima do seu cavalo veloz, D. Fuas percebeu que iria cair e morrer.
No seu último grito de ajuda, pediu à Nossa Senhora da Nazaré que o salvasse. O cavalo fincou as suas patas traseiras no final da rocha e levantou as dianteiras, salvando assim os dois de uma morte certa após uma queda de mais de cem metros.

Ainda hoje existe a rocha onde esse milagre terá acontecido e onde pode ser encontrada uma concavidade que se diz ter sido feita pelas patas do cavalo e que é visitada por vários turistas todos os anos, curiosos para ver as marcas deixadas ali desde há tantos anos atrás.
Outros Monumentos
Também ali ao lado foi construída a Ermida da Memória e, a poucos metros, a Capela da Nossa Senhora da Nazaré, em sinal de devoção e agradecimento.

“A Lenda de D. Fuas”
Já podes ler, em exclusivo no site, uma curta história sobre Samuel e o seu encontro com D. Fuas. Samuel é um misterioso personagem de “O Guardião das Lendas” que pode ouvir os pensamentos das pessoas que estiverem mais próximas dele.
Descobre já como esse dom o leva a viver aventuras assombrosas e cheias de adrenalina em

Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais:
Wook.pt ou na Loja Oficial
Fontes:
lendarium.org
maps.app.goo.gl
Pingback: a Lenda de D. Fuas (e Nossa Senhora da Nazaré) | Gerson Rosário