Deixa-me adivinhar: gostas de comer castanhas no mangusto? Sempre achaste estranho aquele “tempo de verão” que se sente em pleno outono? Bem, tudo isso tem uma explicação antiga. Talvez seja um pouco difícil acreditar, mas quem disse que tudo tem de ser provado cientificamente? Certo?

Quem foi São Martinho?
São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a atual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa. Diz-se que é o protetor dos alfaiates, dos soldados e cavaleiros, dos pedintes e dos produtores de vinho.
Este famoso cavaleiro era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem.
Foi a 11 de novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho.
Além de Portugal, também outros países festejam este dia. Em França e Itália, à semelhança de Portugal, comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.
O que conta a Lenda

Corria o ano de 337, no século IV, quando um outono duro e frio assolava a Europa. A lenda conta que um cavaleiro gaulês chamado Martinho de Tours tentava regressar a casa quando encontrou, a meio do caminho e durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola.
O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada e ofereceu-o ao mendigo. Mais à frente, encontrou outro mendigo a quem ofereceu a outra metade da capa. Sem mias nada que o protegesse do frio, Martinho seguiu a sua viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu e, assim, o bom tempo prolongou-se por três dias.
O milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por volta desses mesmos dias de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu e aquece a terra, tal como aconteceu quando S. Martinho ofereceu o seu manto aos mendigos.
É devido a esta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro.
Porquê castanhas?
A castanha é usada na alimentação desde os tempos pré-históricos por ser uma excelente fonte de energia, rica em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. Os especialistas referem a castanha como uma fonte de fibra alimentar, rica em água, com baixo teor em gordura – não tem colesterol -, uma fonte apreciável de vitaminas e minerais.
«No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!» assim reza o provérbio popular. A tradição manda que, em tempo de São Martinho, se façam magustos (festas onde se assam castanhas).
O São Martinho festeja-se numa época do ano marcada pela colheita da castanha (de outubro a dezembro) e, por isso, é natural que as castanhas façam parte do menu. Mas nem só de castanhas se faz a tradição de São Martinho. Num magusto a sério, deve acender-se uma fogueira e, no caso dos adultos, beber jeropiga e o vinho de São Martinho (o vinho das novas colheitas, depois das vindimas, em setembro e em outubro).


Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais:
Wook.pt ou na Loja Oficial
Fontes:
infopedia.pt
visao.pt
observador.pt
bttazeitao.net
santo-tirso.tv
cunhoportugues.pt