“Ah, a Black Friday teve inicio na época dos escravos. Por isso que se diz BLACK Friday.”
Não! Este termo não teve origem na escravatura, como muitas pessoas pensam ou, até, disseminam. Parem!
A Black Friday é uma importante data do comércio americano que entrou no calendário mundial desde há alguns anos atrás. Nos Estados Unidos acontece sempre na sexta-feira a seguir ao feriado de Ação de Graças. Em Portugal, é realizada na última sexta-feira útil de novembro.
Mas de onde surgiu a Black Friday? Venha descobrir!
O que é a Black Friday?
A Black Friday é um evento anual de compras, realizado na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, onde lojas físicas e online oferecem grandes descontos numa ampla variedade de produtos. O evento, que também acontece em Portugal, abrange promoções em categorias como eletrónica, moda e eletrodomésticos, e atrai consumidores que aproveitam para antecipar as compras de Natal ou até mesmo pelo simples prazer de comprar.
O que significa “Black Friday”?
O termo Black Friday significa “sexta-feira negra” em português. Trata-se do dia que dá início à temporada de compras de fim de ano, marcado por promoções significativas em vários tipos de loja. O termo, apesar de ter origem nos Estados Unidos, é utilizado em vários países, como em Portugal, Brasil, Espanha, França, etc., e tornou-se sinónimo de grandes oportunidades de compra com descontos atrativos.
Porquê “Black Friday”?
Uma teoria muito aceite para a origem do termo “Black Friday” é que ele foi usado pela polícia de Filadélfia nos anos ’60 para descrever o caos nas ruas após o Dia de Ação de Graças, devido ao aumento de trânsito e multidões de compradores que inundavam a cidade . Outra versão popular sugere que o termo se refere ao momento em que as lojas saíam “do vermelho” (prejuízo) e passavam “para o preto” (lucro), devido às vendas massivas dessa data.
Por fim, uma das primeiras utilizações do termo ocorreu em 1869, durante uma crise no mercado de ouro nos Estados Unidos, quando um colapso financeiro numa sexta-feira ficou conhecido como “Black Friday”. Essa explicação, embora histórica, está menos relacionada ao conceito atual de compras.
Quando começou a Black Friday em Portugal?
A Black Friday em Portugal começou por volta de 2010, quando algumas lojas começaram a “copiar” os grandes descontos que se viam nos Estados Unidos, numa manobra de tentar elevar as suas vendas até ao Natal. A loucura de termos uma Black Friday também aqui e com a olhos nas promoções estrondosas que poderiam vir daí fez com que esse dia se tornasse um marco na história com milhares de vendas, não só porque os compradores puderam planear as prendas de Natal desde mais cedo, mas também porque tinham ali satisfeita a sua vontade de “gastar”, mas de forma a comprar muito mais coisas.
Quanto tempo dura a Black Friday?
A verdadeira Black Friday dura apenas um dia: a última sexta-feira de novembro. No entanto, muitas empresas costumam estender as promoções por uma semana, à qual chamam de “Black Week”, que normalmente acontece na última semana de novembro para culminar no verdadeiro dia de promoções.
Quem criou a Black Friday?
O termo “Black Friday” foi utilizado pela primeira vez no século XIX, em 24 de setembro de 1869, quando os investidores Jay Gould e Jim Fisk tentaram manipular o mercado de ouro nos Estados Unidos para aumentarem os seus lucros. O esquema colapsou com a intervenção do governo, o que resultou numa grande queda do mercado financeiro. Esse evento ficou conhecido como “Black Friday” graças à crise que provocou. Ainda assim, esse evento não está relacionado com o atual dia de compras que leva o mesmo nome, mas o nome foi aproveitado para tal.

Compra já “O Guardião das Lendas” pelos canais oficiais:
Wook.pt ou na Loja Oficial